Páginas

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Melhor jogador tuga de sempre...


«Recuso entrar na comparação para ter de concluir quem foi melhor, se Eusébio ou Ronaldo. Só a distância (temporal) a que a história obriga nos mostrará quem chegou mais alto. O maior elogio a fazer já ao CR7 é o de nos deixar na dúvida sobre se o trono ainda é do King, questão que tantos julgavam nunca se colocar. São épocas diferentes, tempos tácticos diversos, preparação distinta, bolas, equipamentos e relvados incomparáveis, alterações de lei, equipas de clube e selecções como antes não havia. Nuns casos a evolução favorece um, noutros o outro.

Claro que a memória colectiva favorece os jogadores mais recentes, Messi face a Maradona, Zidane a Platini, Cristiano a Eusébio. Filmados melhor, de vários ângulos e vistos a fazer magia em semanas consecutivas, ganham facilmente vantagem nas nossas análises. Terá Cruijff sido melhor que Di Stéfano? Muitos juram que não, mas na televisão parece, que é mais agradável rever a laranja mecânica a cores que ir buscar os vídeos que o tempo fez mais pretos que brancos do tempo do hispano-argentino.

Há uma injustiça, essa objectiva, cometida com Eusébio, que foi também um erro do jornalismo desportivo, acabando por ter de ser o próprio a lembrar, no que espero não origine um dispensável atrito com Ronaldo. Com não basta dizer que a economia está a crescer sem comparar com anos anteriores, ou que agora se vendem mais carros que no ano passado quando não se vendia nada, também não chega dizer que Ronaldo tem mais 2 golos que Eusébio na Selecção. É obrigatório referir também que o CR7 fez mais 42 jogos que Eusébio. Nem é uma questão de respeito por Eusébio apenas, mas de respeito pela verdade, que é o primeiro dever de um jornalista. E aprendi cedo que neste ofício das notícias não basta contar os factos com verdade, deve procurar-se a verdade dos factos.

Quem foi melhor, quem é melhor hoje, Ronaldo outra vez no debate, frente a Messi? A cada um sua verdade, mas com uma premissa indiscutível: Portugal tem actualmente, e já vai para dez anos, um jogador estratosférico. Vi todos os grandes jogadores dos últimos 40 anos, Figo, Rui Costa, João Pinto, ainda Futre e Chalana. Português, não vi nenhum como Cristiano Ronaldo, este, o verdadeiro. E estrangeiros só dois ou três, incluindo Zidane. E o outro Ronaldo, o primeiro.»


Carlos Daniel

E vocês, quem acham que foi o melhor?!

7 comentário(s):

GreatBlue disse...

Nunca vi o Eusébio jogar, por isso é difícil ter uma opinião.
Entre dois não sei quem foi o melhor, mas o Ronaldo foi o melhor jogador português que vi (e ainda tenho oportunidade de ver) jogar.

12 de setembro de 2013 às 21:14
Unknown disse...

grande texto, e muito bem a lembrar a diferença de jogos pela seleçao, faltava tambem lembrar o que era a seleçao portuguesa antes e o que é agora.
dantes íamos a fases finais muito de vez em quando, agora estamos sempre lá metidos

quanto ao melhor ou pior, isso é impossivel de dizer, é muito subjetivo... melhor em que? a fazer o que? eu nao consigo escolher um melhor seja no que for.

12 de setembro de 2013 às 22:19
Jotas disse...

Deixemo-nos de merdas e admitamos logo: Djaló e só depois estes dois coxos.

Agora mais a sério, quem discute isto é tudo malta que só viu Eusébio através de vídeo. A partir daí, a comparação carece de argumentos para um deles. Eu prefiro até congratular-me por um país tão pequeno conseguir ter esta grandeza de talento (e não é só no futebol)!

12 de setembro de 2013 às 23:49
Parem lá com isso! disse...

Muito bom texto. Acabei mesmo por roubá-lo para o meu tasco porque tem sido tema em voga por lá. Coloquei o devido link para o artigo :)

Espero que não haja problema...

12 de setembro de 2013 às 23:59
Anónimo disse...

Há muitos prós e contras nos 2 lados...

Com este Futebol mais Tático Eusébio teria certamente mais dificuldades em marcar golos. Mas o que seria Eusébio se tivesse tido o treino Físico que o Ronaldo teve? Seria um "Monstro" a meu ver...





13 de setembro de 2013 às 13:47
Anónimo disse...

Ronaldo é mto bom, mas Eusébio foi melhor em termos globais. Atualamente há só Messi, mas a época de Eusébio foi a eu mais jogadores geniais produziu.E Eusébio foi um deles. Ronaldo nem sequer é genial, isso só Messi é atualmente.

13 de setembro de 2013 às 16:17
Redceltic disse...

nenhum problema.. Até agradecemos a referência.

13 de setembro de 2013 às 21:07

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010