Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

A propósito do próximo Barcelona vs Benfica!


28 de março de 2006: Benfica-Barcelona, 0-0


Eu nem sou de intrigas, mas, cá entre nós, confesso-vos que um dia pensei que Moretto, Ricardo Rocha, Beto e Robert eram filhos do diabo. 


“Nesta tarde noite, ainda pensei que talvez me tivesse enganado no jogo, mas não era realmente o Benfica, de Moretto, Beto, Rocha e companhia, não quero com isto insultar qualquer um deles. Longe de mim. Afinal eles são rapazes de porte,e eu só de passar do Bilhete de Identidade Italiano para o Cartão do Cidadão Português , ainda perdi mais cinco centímetros. Ninguém me explicou porquê mas imagino que seja da crise.” – João Tiago Figueiredo, in Maisfutebol

Inspirado por estas palavras, venho falar-vos um pouco dos tais “filhos do diabo”, num saudoso jogo num lotado estádio da luz onde tudo esteve perfeito, pelo menos defensivamente.





O Benfica de Ronald Koeman entrou em campo arrumado num 4-3-3 bastante móvel, mas a figura foi um desses “filhos do diabo”, Moretto. Durante o jogo da parte dele consegui contar 3 enormes defesas. Uma delas a um grande remate de Ronaldinho, e atenção que este Ronaldinho não era um qualquer, era o R10 no seu estado mágico, no auge da sua carreira.
Mas nesse jogo a lógica foi invertida e Ricardo Rocha (por estes dias sem clube), rubricou uma grande exibição, onde para pasmo geral travou com eficácia e eficiência a magia do brasileiro.





Segue-se outro "filho do diabo", Beto, que contra os gigantes europeus assinava grandes actuações, não desiludiu neste duelo ibérico fazendo um enormíssimo jogo. Com uma capacidade de leitura de jogo enorme lançou bolas, recuperou outras tantas e pelo meio ainda teve tempo para ajudar a travar Ronaldinho.

O quarto “filho do diabo” foi Laurent Robert que, contestado por metade dos Benfiquistas que conheço, neste jogo também ele mostrou o que sabia.





Lembro-me de Koeman a pedir concentração, velocidade e entrega aos jogadores. A equipa responde, ou melhor, esses filhos do diabo deram cabo do Barcelona, mas não chegou. Em Camp Nou o normal aconteceu e o Barça, longe do Tiki-Taka de hoje, venceu o Benfica por 2-0, Benfica esse que até era mais fraco do que o atual.

Tudo isto serve para relembrar esses filhos do diabo que mostraram o que sabiam fazer. Beto até já o tinha feito antes contra o Manchester United (lembro-me como se fosse hoje daquele golão), mas isso é uma história para outro dia, por ora concentremo-nos no que importa.
Porque o próximo Barcelona - Benfica é decisivo, e eu espero que os filhos do diabo que por hoje passam pelo Benfica (sim, os filhos do diabo que empatam com o Celtic e perdem com o Spartak) façam o mesmo que Moretto, Beto, Ricardo Rocha e Robert fizeram.

Mostrem que o povo tem razão e que «quem tira com uma mão dá com a outra»; está trocado eu sei, mas afinal não queremos que eles nos tirem o que já nos deram: a esperança de poder bater este Barcelona.

4 comentário(s):

Anónimo disse...

Artigo fraco e com pouco conteudo.

28 de novembro de 2012 às 21:58
Redceltic disse...

bastante engraçado

28 de novembro de 2012 às 22:05
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
88 Nunes disse...

Copiada em que poderás me dizer?

Parto do principio, que não tens mais nada que fazer, do que tentar encontrar motivos para «deitar abaixo» o trabalho dos outros, o único artigo que encontras em milhares de sites, é de um artigo de opinião que me deu a ideia para este mesmo artigo, que falava apenas do Moretto, neste tens uma abordagem totalmente diferente e muito mais completo.

28 de novembro de 2012 às 22:43

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010